OIF apela haitianos para trabalhar para paz

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- A Organização Internacional da Francofonia (OIF) apelou o governo e a população do Haiti para trabalharem juntos e restaurar a paz e a vida política conciliatória no país.
Numa declaração adoptada sábado depois dos dois dias da X cimeira, a OIF pediu aos actores políticos haitianos para trabalharem no estabelecimento das condições necessárias para o reforço da democracia no Haiti.
Apelou também os partidos para se esforçarem pelo regresso da legalidade ao país através do diálogo nacional e das eleições livres, justas e democráticas marcadas para o próximo ano.
Os chefes de Estado e de governo instaram o secretário-geral da OIF, Abdou Diouf, a desenvolover as iniciativas sugeridas pela organização para o Haiti visando implementar um quadro de cooperação interino apoiado pela comunidade internacional, especialmente no processo eleitoral, no sistema judiciário e na aplicação da lei.
A vida política no Haiti tornou-se tensa em Setembro passado quando a sociedade civil dirigida pelo "Grupo dos 184" se levantou contra o governo de transição liderado desde Março passado  pelo primeiro-ministro Gerard Latortue.
O governo transitório no Haiti foi formado depois da expulsão do Presidente Jean Bertrand Aristide, agora exilado na África do Sul.

28 Novembro 2004 19:50:00




xhtml CSS