OIF, UA, UE e ONU apelam para consolidação de democracia na RD Congo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Organização Internacional da Francofonia (OIF), a União Africana (UA), a União Europeia (UE) e a Organização das Nações Unidas (ONU) lançaram uma mensagem aos atores políticos congoleses para “consolidar a democracia no seu país neste ano eleitoral”.

Num comunicado conjunto transmitido segunda-feira à PANA, as quatro organizações parceiras sublinham "a importância crucial" que revestem os escrutínios que vão culminar nas eleições legislativas e presidenciais previstas para novembro próximo.

Elas sublinham que o desenrolamento destas eleições "nas condições requeridas de paz,  transparência, regularidade e na data prevista" vai contribuir amplamente para a consolidação dos progressos registados pela RD Congo há mais duma década.

As quatro organizações exortam todos os atores políticos congoleses "a esforçar-se no quadro da Constituição do país para garantir o êxito destes escrutínios, preservar a paz e  aprofundar a democracia, incluindo através dum diálogo político inclusivo".

Elas exortam todos os atores políticos a cooperar plenamente com o enviado especial designado pela União Africana, Edem Kodjo, para facilitar as consultas sobre o diálogo político previsto.

-0- PANA AK/JSG/IBA/MAR/TON 22fevereiro2016

22 Fevereiro 2016 18:06:21




xhtml CSS