Agência Panafricana de Notícias

Oficial do Exército maliano detido por hostilidade à promoção do ex-líder da junta

Bamako, Mali (PANA) – O coronel Youssouf Traoré, das Forças Armadas malianas, foi detido com vários outros militares por alegada hostilidade à promoção do ex-chefe da junta militar golpista, capitão Amadou Haya Sanogo, ao grau de general, noticiou esta quarta-feira o diário privado maliano “L’Indépendant”.

Apresentado ora como “oficial de ligação e pessoa importante” ora como “ chefe das operações do Comité Nacional de Relançamento da Democracia e Restauração do Estado “CNRDRE” (junta) militar), Youssouf Traoré é acusado de "hostilidade aberta" à promoção do seu companheiro.

A sua detenção poderá ter também, segundo o jornal, uma relação com o seu ativismo, no seio dos militares, a favor de um e ou de vários candidatos da Frente para a Democracia e República (FDR) durante as últimas eleições presidenciais.

O coronel Youssouf Traoré, então comandante, foi expulso dos efetivos das Forças Armadas sob o regime do Presidente Amadou Toumani Touré, e deve a sua reintegração ao golpe de Estado militar de 22 de março de 2012 contra este último.

-0- PANA GT/AAS/FK/IZ 21agosto2013