Agência Panafricana de Notícias

Observatório Nacional de Preveção e Gestão de Conflitos em via de criação no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Um Observatório Nacional de Prevenção e Gestão de Conflitos Inter-comunitários será brevemente criado no Burkina Faso, soube a PANA esta quarta-feira junto do Ministério da Promoção Cívica.

A decisão segue-se a uma subida de conflitos inter-comunitários no Burkina Faso,
segundo o Ministério da Justiça dos Direitos Humanos e Promoção Cívica que validou um relatório relativo a um estudo sobre este fenómeno.

Trata-se, segundo a referida instituição, de definir uma estratégia nacional concertada de prevenção e gestão destes conflitos, por um lado, e, por outro, de elaborar um anteprojeto de decreto relativo à criação, atribuições, composição, organização e funcionamento do Observatório Nacional de Prevenção e Gestão dos Conflitos Inter-comunitários no Burkina Faso.

Segundo estatísticas, num total de dois mil e 471 casos destes diferendos registados entre 2012 e 2014, perto da metade, ou seja 49,5 porcento dos mesmos entre agricultores e criadores de gados contra 29,3 porcento ligados a litígios fundiários.

O Observatório terá como objetivo federar esforços dos diferentes atores que intervêm na resolução dos conflitos para uma melhor preservação da paz e da coabitação pacífica das comunidades.

No início de junho corrente, confrontos entre os habitantes de duas aldeias, no sudoeste do país, fizeram três mortos, 20 feridos e várias centenas de deslocados.

-0- PANA NDT/JSG/MAR/DD 24junho2015