Observadores da União Europeia supervisionam eleições no Mali

Bamako, Mali (PANA) - A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia (MOE UE), desdobrada no Mali desde 19 de junho último, seguiu com atenção os recentes desenvolvimentos ligados ao ficheiro eleitoral e continua as suas consultas sobre esta questão essencial ligada à integridade das eleições, indica um comunicado da UE transmitido quinta-feira a PANA, em Bamako.

A diretora de campanha do candidato Soumaila Cissé, chefe da oposição, denunciou sexta-feira passada a existência de dois ficheiros eleitorais, o que foi desmentido pelo Governo maliano que garante que apenas há um único ficheiro eleitoral, auditado pela Organização Internacional da Francofonia (OIF) e impresso pela Imprensa Nacional de França.

A chefe da MOE UE, Cécile Kyenge, chegada a 25 de julho a Bamako, apelou "ao Governo do Mali e aos demais atores políticos para tomar as medidas necessárias para o reforço da concertação e da transparência, indispensáveis à realização de uma eleição presidencial livre, equitativa e credível.

"A Missão da UE convida as estruturas encarregadas de gerir estas eleições a dar as garantias necessárias aos eleitores malianos, e exorta também as autoridades malianas a garantir o acesso dos dos observadores aos centros de compilação.

"O compromisso do primeiro-ministro a abrir à observação todas as fases das eleições, incluindo a centralização dos resultados, vai no sentido duma preocupação de transparência, mas exorto as autoridades eleitorais a garantir de maneira formal este acesso não só aos observadores internacionais, mas também aos observadores nacionais", insistiu Cécile Kyenge.

Ela lembrou o papel essencial do Tribunal Constitucional e sublinhou a necessidade duma transparência acrescida, "indispensável ao reforço da confiança nesta etapa decisiva do processo eleitoral".

A Missão, que vai dispor de cerca de 100 observadores no dia do escrutínio, continua as suas consultas no quadro das suas atividades de observação do processo eleitoral.

-0- PANA GT/JSG/IBA/MAR/IZ 26jul2018

26 Julho 2018 22:04:48


xhtml CSS