Obra galardoada com Prémio Sonangol lançada em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A obra da escritora cabo-verdiana Vera Duarte, intitulada "A Candidata", galardoada com o Prémio Sonangol de Literatura 2003, foi lançada, domingo, na cidade da Praia, apurou a PANA na capial cabo-verdiana.
O lançamento ocorreu numa sessão cultural marcada por recitais de poesia, música e desfile de moda.
A Candidata é um romance que relata o percurso de "uma personagem que se afirmou como uma mulher activa, solidária e participativa, quer na luta da libertação nacional, quer na luta pela defesa dos direitos humanos a nível global".
Vera Duarte ganhou este prémio de 25 mil dólares, atribuído pela empresa petrolífera angolana (Sonangol) ex-aequo com o escritor angolano Adriano Botelho de Vasconcelos.
No concurso, referente ao ano transacto e cujos vencedores foram revelados em Janeiro último, participou um total de 30 concorrentes, sendo 16 de Cabo Verde, 11 de Angola e três de São Tomé e Príncipe.
O Prémio Sonangol de Literatura, atribuído anualmente, é destinado a escritores desses três países africanos de língua portuguesa, onde a companhia petrolífera angolana está implantada.
Entretanto, o júri do último concurso propôs à entidade organizadora, nomeadamente, o aumento do valor do prémio monetário e dos membros do júri de cinco para sete, bem como a expansão do concurso a países como a Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste.
A escritora galardoada no concurso referente ao ano passado, que é jurista de profissão, foi a primeira mulher a receber, em 2001, o prémio de poesia africana "Tchicaya UTam Si", no Marrocos, recorde-se.

19 Julho 2004 12:45:00


xhtml CSS