Obiang Nguema quer consenso para designar presidente da Comissão da UA

Addis  Abeba, Etiópia (PANA) – O Presidente equato-guineense, Teodoro Obiang Nguema, apelou domingo em Addis Abeba aos países membros da União Africana (UA), reunidos na capital etíope para a sua 18ª Cimeira, para designarem por consenso o presidente da Comissão da UA (CUA).

Os riscos duma confrontação entre os países apoiantes do presidente cessante desta estrutura, o Gabonês Jean Ping, e os favoráveis à atual ministra sul-africana do Interior (ex-ministra dos Negócios Estrangeiros), NKosozana Dlamini-Zuma, pairaram este domingo na cerimónia de abertura da cimeira.

Segundo uma fonte segura, o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, encontrou-se, sábado à noite em Addis Abeba, com os seus homólogos tchadiano, Idriss Déby, beninense, Yayi Boni, e congolês, Denis Sassou Nguesso, para os sensibilizar à candidatura do seu país à presidência da Comissão da UA.

O Gabonês Jean Ping beneficiaria, por sua vez, do apoio da África Ocidental, da África Central e duma parte da África do Norte.

O apelo ao consenso do Presidente equato-guineense visa evitar que, por causa da escolha entre Ping e Dlamini Zuma, o continente seja divido em blocos e fragilizando a União Africana.

-0- PANA SEI/JSG/CJB/DD 29jan2012

29 Janeiro 2012 15:09:44


xhtml CSS