Obasanjo e Kufuor lideram missão de observação da CEDEAO no Gana e na Serra Leoa

Lagos, Nigéria (PANA) - Os antigos Presidentes da Nigéria, Olusegun Obasano, e do Gana, John Kufuor, foram designados para dirigir a missão de observação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para as eleições no Gana e na Serra Leoa.

Obasanjo vai liderar a missão de 250 observadores durante as eleições gerais no Gana, previstas para 7 de dezembro, no quadro do apoio prestado pela instância regional aos países membros do bloco regional que organizam um escrutínio, segundo um comunicado da Comissão da CEDEAO entregue quinta-feira à PANA.

A missão da CEDEAO compreende representantes de diferentes segmentos da sociedade oeste-africana e será desdobrada durante nove dias no país para observar a organização das eleições presidenciais, legislativas e locais, que devem contribuir para o reforço da cultura democrática no país.

Uma missão de avaliação da CEDEAO deslocou-se em outubro passado ao Gana para supervisioanr os preparativos para as eleições e reuniu-se com diferentes atores, entre os quais representantes de partidos políticos, organizações de sociedade civil e da comissão nacional eleitoral para discutir as suas perspetivas sobre as preparações para as eleições.

Por seu turno, Kufuor dirigirá uma missão de 150 observadores durante as eleições gerais previstas para 17 de novembro próximo na Serra Leoa.

Os observadores oriundos de diferentes segmentos sociais da região vão passar nove dias para supervisionar as eleições presidenciais, legislativas e locais.

Uma missão de avaliação da CEDEAO deslocou-se igualmente em setembro a este país e manteve encontros com diferentes atores, dos quais representantes de partidos políticos, organizações da sociedade civil e da comissão eleitoral sobre as preparações para as eleições.

O objetivo das missões de obervação consiste em instaurar uma cultura de eleições transparentes e credíveis que vão contribuir para a promoção da paz e da estabilidade na região, indica a Comissão da CEDEAO.

-0- PANA SEG/ASA/TBM/SOC/MAR/TON 16nov2012

16 Novembro 2012 13:23:30




xhtml CSS