Obama reúne-se com presidente da Comissão da UA

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, analisou esta terça-feira em Addis Abeba com a presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, a agricultura, a energia e o abastecimento da energia elétrica viável para as populações pobres das zonas rurais africanas.

"Abordámos a iniciativa Power Africa e os nossos programas enegéticos para o continente africano", revelou Obama a um grupo restrito de médias selecionados, incluindo a agência PANA, na sede da União Africana em Addis Abeba, na capital etíope, no termo da reunião.

O Presidente americano efetua uma visita ao Quénia e à Etiópia no quadro duma digressão durante a qual as questões comerciais e o reforço económico do continente ocupam um lugar central na sua agenda.

Obama disse igualmente à imprensa que as discussões com a presidente da Comissão da União Africana abrangeram igualmente questões sobre paz e segurança, sublinhando que as duas partes decidiram trabalhar juntos nestes dois domínios.

"Acordámos o facto de que os assuntos nos quais discutimos não podem realizar-se sem uma prévia existência de paz e segurança", acrescentou o Presidente americano.

Ele revelou que os Estados Unidos e a União Africana decidiram trabalhar juntos para a resolução das crises no Sudão do Sul e no Burundi.

"Sou o primeiro Presidente americano a visitar as instalações da organização da União Africana", acrescentou, exprimindo a sua alegria por ter mantido encontros com dignitários da organização da União Africana.

Acolhendo o Presidente americano, a presidente da Comissão da União Africana qualificou esta visita de "histórica" antes de declarar que "não se pode falar hoje de América sem África. Acolhemos-te enquanto presidente dos Estados Unidos e consideramos-te como um dos nossos".

-0- PANA AO/SEG/BAD/IS/MAR/TON 28julho2015

28 Julho 2015 21:16:36




xhtml CSS