ONUDI e Microsoft dão material informático a Pequenas e Médias Empresas

africanas Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e a empresa informática Microsoft assinaram quinta-feira em Ouagadougou um acordo de execução da sua iniciativa comum de promover o equipamento das Pequenas e Médias Empresas (PME) africanas de computadores de segunda mão recuperados junto das grandes empresas.
A cerimónia decorreu à margem do fórum sobre as melhores práticas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que decorre na capital burkinabe.
A ONUDI e a Microsoft estão no seu terceiro programa comum desde que decidiram, em Julho de 2006, dar o seu apoio às utilizações novadoras das TIC.
As duas partes pretendem igualmente dar a centros de recondicionamento instalados em África a oportunidade de responder às necessidades das PME em termos de material e de formação.
O Uganda foi escolhido para acolher o programa piloto desta iniciativa que deverá contribuir para promover a criação de empregos, o desenvolvimento das competências e melhorar o acesso dos dirigentes de PME à tecnologia.
Contudo, o projecto apresenta alguns riscos de impacto no ambiente, na imagem dos veículos de ocasião importados da Europa, que suscitam argumentos de poluição do ambiente.
Estes riscos são entretanto descartados pelos autores do projecto que precisam que o empreendimento possui uma componente ligada à reciclagem do material que já não serve.
"Resíduos electrónicos são um desafio cada vez mais preocupante que a Microsoft e a ONUDI pretendem ultrapassar de maneira responsável e novadora", declarou o presidente da Microsoft África, Cheick Diarra.

08 Junho 2007 19:29:00


xhtml CSS