ONUCI insta Ivoirienses à retenção

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – A Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI) lançou quinta-feira um apelo a todas as partes ivoirienses para retenção e sangue frio.

Este apelo segue-se aos confrontos de quinta-feira de manhã em Abidjan entre apoiantes de Alassane Ouattara e forças da ordem, que fizeram pelo menos 20 mortos e numerosos feridos.

« A ONUCI reiterou a sua oposição a qualquer recurso à violência para resolver as dificuldades nascidas do escrutínio presidencial », declarou o porta-voz da ONUCI, Hamadoun Touré.

Falando durante um briefing com a imprensa, ele afirmou que as partes adversas deverão evitar  atos que poderão aumentar os sofrimentos da população e comprometer os múltiplos esforços em curso para fazer prevalecer a vontade do povo no escrutínio de 28 de Novembro.

O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Côte d'Ivoire, Young Jin Choi, certificou os resultados da Comissão Eleitoral Independente (CEI) que declaram Alassane Ouattara vencedor da segunda volta das presidenciais com 54,1 porcento dos votos.

Estes resultados foram imediatamente rejeitados pelo Conselho Constitucional que, no dia seguinte, atribuiu a vitória ao Presidente cessante, Laurent Gbagbo, com mais de 51 porcento dos sufrágios.

-0- PANA GB/AAS/SOC/MAR/TON 17Dez2010

17 Dezembro 2010 11:46:18




xhtml CSS