ONUCI denuncia emboscada contra capacetes azuis em Abidjan

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – A Operação das Nações Unidas na Côte d'Ivoire (ONUCI) denunciou uma emboscada preparada contra os seus capacetes azuis por militares do Exército ivoiriense leal ao Presidente cessante, Laurent Gbagbo, terça-feira à noite na comuna de Abobo, em Abidjan.

Num comunicado publicado quarta-feira, a ONUCI indica que a sua equipa mista de militares e polícias que regressava duma patrulha no bairro PK 18 da comuna de Abobo foi alvo de tiros cruzados provenientes dos dois lados da estrada que fizeram três vítimas entre os capacetes azuis.

Recordando o seu compromisso de recorrer ao uso de armas de fogo apenas em caso de ataque armado, a ONUCI reiterou um apelo à calma, convidando todas as partes a evitar o recurso à violência.

Os apoiantes de Laurent Gbagbo acusam a ONUCI de apoiar o seu opositor Alassane Ouattata, reconhecido pela maioria da comunidade internacional como vencedor da segunda volta das eleições presidenciais de 28 de novembro passado.

Os capacetes azuis são alvo de ofensas diversas, incluindo uma campanha mediática e obstáculos à circulação dos seus cortejos automóveis.

-0- PANA BAL/AAS/SOC/MAR/TON 13Jan2011

13 Janeiro 2011 09:30:27




xhtml CSS