ONU toma conhecimento de novo relatório sobre Somália

Nova Iorque- Nações Unidas (PANA) -- O Conselho de Segurança da ONU recebeu, quarta-feira, um relatório de peritos que efectuam um inquérito sobre as violações do embargo sobre armas na Somália, apelando todas as partes para cooperar com a equipa onusina.
"Os membros do Conselho reiteraram a sua preocupação em relação ao afluxo persistente de armas e munições na Somália", declarou num comunicado de imprensa, Fayssal Mekdad, representante permanente adjunto da Síria que assume a presidência rotativa do Conselho para o mês de Agosto.
O comunicado surge na sequência de um briefing do embaixador da Bulgária, Stefan Tafrov, presidente da Comissão para as Sanções contra a Somália.
O grupo tem o mandato de identificar os que continuam a violar o embargo de armas e os que apoiam de maneira activa, e recomendam sanções apropriadas contra os culpados.
O Conselho de Segurança saudou igualmente as relações cordiais de trabalho entre o grupo de peritos e as organizações regionais e internacionais, nomeadamente a União Africana e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).
Os membros do Conselho de Segurança saudaram a decisão do presidente da Comissão de conduzir uma missão na região em Outubro para manifestar a determinação da ONU de tornar o mais eficaz possível o embargo de armas.

21 Agosto 2003 21:02:00




xhtml CSS