ONU saúda retomada de controlo de petróleo líbio pela Empresa Nacional de Petróleo

Tripoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) congratulou-se com regresso à produção e exportação do petróleo líbio sob o controlo da Empresa Nacional de Petróleo (NOC), em conformidade com as resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) (2259, 2278 e 2362).

A MANUL exprimiu, num comunicado publicado quarta-feira à noite, a sua satisfação pela determinação da NOC a retomar as exportações de petróleo.

A resolução rápida desta crise demonstra a vontade dos diferentes atores líbios de preservarem a unidade do país, protegerem e gerirem os seus recursos naturais a favor do seu povo, precisa o comunicado.

Segundo a MANUL, este desfecho é o corolário de numerosas reuniões organizadas pelo representante especial do Secretário-Geral da ONU, Ghassan Salamé, com principais partes líbias.

Sublinhou a sua disponibilidade de trabalhar com as instituições e o povo líbios, com todas as partes interessadas para se chegar a uma repartição justa e equitativa da riqueza natural do país, com transparência na gestão das finanças do país.

A NOC anunciou o levantamento do estado de força de maior nos portos de Ras Lanouf, al-Sidra, al-Zueitina e al-Harriga depois de ter retomado o seu controlo quarta-feira última.

Graças ao chefe do Exército Nacional Líbio, o marechal Khalifa Haftar,  a NOC reaveu o controlo das instalações petrolíferas do país, outrora sob a custódia do Governo paralelo líbio, reconhecido pela comunidade internacional.

-0- PANA BY/BEH/SOC/FK/DD 12julho2018

12 Julho 2018 09:11:21


xhtml CSS