ONU saúda envolvimento de Presidente congolês na crise centroafricana

Brazzaville, Congo (PANA) - O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na África Central, Abdoulaye Bathily, saudou o envolvimento do Presidente congolês e medianeiro da crise centroafricana, Denis Sassou Nguesso, na busca de soluções para a problemática que afeta a República Centro Africana (RCA) há mais de um ano.

"Estou tranquilizado que o dossiê está em boas mãos. Os acordos de Brazzaville que permitiram a cessação das hostilidades constituem a pedra angular do processo de transição na RCA. O Presidente reafirmou o seu envolvimento neste dossiê e tomou um conjunto de iniciativas para que os acordos de Brazzaville continuem a orientar esta transição", indicou Bathily no termo duma audiência com o chefe do Estado congolês.

Abdoulaye Bathily afirmou que o Presidente Sassou Nguesso escreveu uma carta às  autoridades de transição na RCA com vista a aceitar a prorrogação por seis meses desta transição para permitir a organização de eleições livres, democráticas e transparentes até, o mais tardar, agosto de 2015.

"Eu gostaria de felicitar o Presidente da República do Congo pelo papel importante que ele desempenha nesta crise na RCA e que pressagia um coroamento marcado pelo êxito", concluiu o representante especial de Ban Ki-moon na África Central.

-0- PANA MB/JSG/FK/TON 13jan2015

13 Janeiro 2015 15:13:34




xhtml CSS