Agência Panafricana de Notícias

ONU saúda compromisso de finado Presidente Sata para Zambianos mais vulneráveis

Lusaka, Zâmbia (PANA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) saudou o legado e o compromisso do defunto Presidente zambiano, Michael Sata, para atender às necessidades dos Zambianos, particularmente os mais vulneráveis.

Esta homenagem foi prestada pelo chefe de Gabinete do Secretário-Geral da ONU, Susana Malcorra, que expressou sua tristeza após a morte do chefe de Estado da Zâmbia a 28 de outubro passado num hospital de Londres(Reino Unido).

"Em nome do Secretário-Geral, dirijo as minhas sinceras condolências à família do Presidente Michael Chilufya Sata, bem como ao povo e Governo da Zâmbia", declarou sexta-feira Malcorra, quando assinava o livro de condolências aberto em memória do Presidente Sata na Missão Permanente da Zâmbia em Nova Iorque (Estados Unidos).

"O Secretário-Geral lembra-se da determinação e cordialidade do Presidente Sata, nomeadamente durante a visita memorável do Secretário-Geral em fevereiro de 2012 à Zâmbia. O Presidente Sata deixa como herança um compromisso de responder às necessidades da Zâmbia, particularmente da sua população a mais vulnerável".

Malcorra reafirmou a determinação da ONU a trabalhar em parceria com o Governo para impulsionar o seu desenvolvimento.

"Ao passo que a Zâmbia comemora o 50º aniversário da sua independência, as Nações Unidas prometem continuar a sua parceria forte com o Governo e povo da Zâmbia para a promoção da paz, do desenvolvimento e dos direitos humanos", acrescentou.

O Presidente Sata, falecido aos 77 anos de idade, será enterrado nesta terça-feira, 11 de novembro em Lusaka, a capital zambiana.

-0- PANA MM/VAO/NFB/JSG/DIM/DD 11nov2014