ONU saúda boas perspetivas de mediação para diálogo na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, tomou nota do apoio e dos encorajamentos exprimidos pelo Presidente congolês, Joseph Kabila, relativamente à mediação da Conferência Episcopal das Igrejas do Congo (CENCO) e da disponibilidade declarada da Congregação da Oposição para continuar envolvida no diálogo.

Numa declaração quarta-feira durante a conferência semanal da ONU, Charles Antoine Bambara, porta-voz da Missão da ONU para a Estabilização da RDC (MONUSCO), disse que o SG exprimiu o seu apoio à mediação realizada pela CENCO.

Ban Ki-moon, prosseguiu, congratulou-se com o anúncio da manutenção desta mediação a fim de se chegar a um consenso mais inclusivo sobre a organização das eleições na RD Congo.

Apelou, nesta mesma ocasião, a todos os atores políticos na RDC para se envolverem de novo na mediação da CENCO, antes de sublinhar a necessidade de se continuar, de forma determinada, este processo lançado pelos próprios Congoleses a fim de chegarem a uma solução consensual e pacífica para o impasse atual.

A mediação dos bispos católicos visa criar um clima de paz e concórdia na data de 19 de dezembro de 2016, que marca o fim do segundo e último mandato do chefe de Estado Joseph Kabila.

-0- PANA KON/BEH/FK/DD 8dez2016

08 décembre 2016 08:56:07




xhtml CSS