ONU satisfeita com resultados de vacinação em Moçambique

Maputo- Moçambique (PANA) -- As agências das Nações Unidas em Moçambique manifestaram-se satisfeitas com os resultados da última campanha nacional de vacinação em que cerca de oito milhões e 200 mil crianças foram imunizadas contra o sarampo e a poliomielite e receberam suplementos de vitamania "A".
"O Sistema da Nações Unidas está satisfeito.
Os resultados da campanha são impressionantes", disse a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Lila Pakalla.
Reagindo aos resultados anunciados pelo Ministério da Saúde, Lila disse que os mesmos "encorajam os parceiros a continuarem a trabalhar com as autoridades sanitárias moçambicanas nos próximos desafios".
Por seu turno, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou às autoridades sanitárias a expansão da vacinação para os locais de difícil acesso, e prometeu a continuar a apoiar as actividades de rotina a curto e longo prazos.
As duas agências onusinas saudaram igualmente as autoridades sanitárias do país pela forma como organizaram a campanha de imunização decorrida entre Agosto e Outubro do corrente ano.
Esta operação contou com um financiamento de cerca de oito milhões e 500 mil dólares norte-americanos disponibilizados pelo governo moçambicano e pelos parceiros internacionais, nomeadamente o UNICEF e a OMS.
Em média, o montante aplicado por cada criança vacinada foi de cerca de 25 mil meticais (cerca de 1,3 dólar americano).

21 Novembro 2005 12:09:00




xhtml CSS