ONU revela plano decenal para África

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A Organização das Nações Unidas (ONU) trabalha para a implementação dum plano de 10 anos a fim de acelerar a reconstrução económica, científica e pós-conflito de África, disse quinta-feira em Addis Abeba o secretário executivo da Comissão Económica da ONU para África (CEA), Abdoulie Janneh.
Janneh disse que a ONU renovou também as suas consultas internas com a União Africana (UA) e trabalha actualmente para apoiar a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD) a fim de realizar os seus objectivos e desenvolver o continente através das inovações científicas.
Janneh falava durante a sessão de abertura da reunião do Conselho Executivo de 25 a 26 de Janeiro para preparar a agenda da 8ª cimeira dos chefes de Estado da UA a decorrer de 29 a 30 de Janeiro na capital etíope.
O responsável da ONU sublinhou que este é o resultado da cooperação entre a oreganização mundial e a UA, prometendo um apoio técnico significativo à organização panafricana baseada em Addis Abeba para ultrapassar os desafios enfrentados pelo continente.
O acordo assinado em Novembro de 2006 oferece à África um plano de acção de formação e expansão institucional com base num esforço para reforçar o comércio, a ciência e a segurança no continente.
"Esperamos que a Resolução da Assembleia Geral vá ser adoptada para o efeito", declarou Janneh, acrescentando que a ONU vai oferecer o seu conhecimento técnico de ponta para resolver as questões da paz e segurança, as do período pós-conflito, assim como as da reconstrução e da integração regional.

25 Janeiro 2007 20:07:00




xhtml CSS