ONU reforça meios militares na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A Operação das Nações Unidas na Côte d’Ivoire (ONUCI) recebeu helicópteros de transporte e de combate para reforçar o seu dispositivo de segurança, anunciou o seu porta-voz, Hamadoun Touré.

« Estes equipamentos vão aumentar as nossas capacidades nas tarefas que nos são atribuídas. Estas tarefas compreendem igualmente a proteção dos civis, a proteção do Golf Hotel (onde se refugiou Alassane Ouattara), bem como a salvaguarda dos resultados das eleições presidenciais de 28 de novembro”, precisou Touré quinta-feira durante uma conferência de imprensa semanal.

Ele fez igualmente alusão aos 500 capacetes azuis da Missão das Nações Unidas na Libéria (MINUL) que foram postos à disposição da ONUCI durante as eleições presidenciais.

« O seu mandato era de algumas semanas. Agora, este mandato foi alargado para três meses. Isto quer dizer que estes 500 capacetes azuis permanecem à disposição da ONUCI para um período mais longo”, acrescentou.

Segundo Touré, os dois mil soldados onusinos suplementares anunciados para reforçar a presença da missão no terreno na Côte d’Ivoire preparam-se para vir a Abidjan.

« Os dois mil soldados estão a preparar-se para vir. Ainda não temos data, estamos em negociação com os países. Há três países, incluindo dois Estados oeste-africanos, que estão prontos para enviar tropas, mas as negociações estão em curso e estão muito avançadas”, confirmou o porta-voz da ONUCI.

Desdobrada em 2004 na Côte d’Ivoire para ajudar no processo de saída de crise, a ONUCI é desde o início da crise pós-eleitoral rejeitada pelo campo de Laurent Gbagbo, o Presidente cessante proclamado vencedor do escrutínio de 28 de novembro pelo Conselho Constitucional.

No entanto, a quase totalidade da comunidade internacional reconhece Alassane Ouattara como o Presidente eleito e aumenta as pressões diplomáticas e económicas contra o campo de Gbagbo para deixar o poder.

-0- PANA GB/TBM/SOC/MAR/TON 18fev2011

18 Fevereiro 2011 10:10:49




xhtml CSS