ONU pronta para enviar Capacetes Azuis ao Mali após intervenção armada

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A Organização das Nações Unidas (ONU) vai enviar uma operação de manutenção da paz  ao Mali terminada que está operação armada para repelir os islamitas rebeldes nesta parte do país, anunciou domingo em Addis Abeba o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Falando durante a cimeira da União Africana (UA), principalmente dominada pela crise no Mali, Ban Ki-moon declarou que a ONU se comprometeu a fazer todo o seu possível para ajudar as populações malianas que necessitam de uma ajuda internacional.

"Estamos determinados a fazer tudo o que está no nosso poder para ajudar o povo maliano. As agências humanitárias estão a ajudar os civis que sofrem… É um imperativo moral para toda a comunidade internacional “, declarou Ban Ki-moon.

O responsável da ONU indicou ter pedido igualmente, além do envio de especialistas militares e duma equipa política ao terreno no Mali, a aprovação pelo Conselho de Segurança (CS) da ONU dum apoio logístico à Missão sob a liderança africana no Mali.

"O Mali está ameaçado por rebeldes extremistas armados. Congratulo-me com esta assistência bilateral oportuna ao Exército maliano em resposta a um pedido do seu Governo”, declarou o Secretário-Geral da ONU fazendo aparentemente referência à ajuda militar francesa ao Mali.

Os líderes africanos saudaram largamente a operação francesa e paralelamente esforços continuam para enviar a Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISMA) sob liderança africana.

A cimeira da UA está a discutir sobre a possibilidade de duplicar o efetivo de três mil 200 homens inicialmente previsto pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para integrar esta força.

O Conselho de Paz e segurança da UA , que se reuniu precedentemente a nível dos chefes de Estado, autorizou o alargamento desta força, pedindo que sejam tomadas sanções contra os rebeldes no Mali e enviados observadores dos direitos humanos da UA ao Mali.

-0- PANA AO/VAO/FJG/TBM/IBA/FK/DD 28jan2013

28 Janeiro 2013 09:35:29




xhtml CSS