ONU pede responsabilização de mulheres rurais para melhor sociedade

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, juntou-se quarta-feira a outros funcionários da sua organização na véspera do Dia Internacional da Mulher para destacar a capacidade das mulheres rurais de melhorar o bem-estar das sociedades se elas tiverem acesso igual aos recursos e se estiverem libertas da discriminação e da exploração que as entravam.

"O rumo das mulheres rurais no mundo é o reflexo do das mulheres na sociedade", declarou Ban Ki-Moon durante o evento organizado na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, para comemorar o Dia que é celebrado anualmente a 8 de março e cujo tema deste ano foi "Responsabilizar as Mulheres Rurais - Pôr Termo à fome e à Pobreza".

Ele declarou que "as mulheres exercem uma cada vez maior influência nos negócios, no seio do Governo, na política, na administração pública e em outras profissões".

"Além disso, mais raparigas frequentam a escola e crescem em melhor saúde e estão melhor preparadas para realizar o seu potencial", acrescentou.

Notou que "poderemos, através da responsabilização das mulheres rurais, pôr termo à tragédia escondida do atraso de crescimento e desenvolvimento que afeta cerca de 200 milhões de crianças no mundo inteiro".

"Neste Dia Internacional da Mulher, exorto os Governos, a sociedade civil e o setor privado a engajar-se a favor da igualdade dos sexos e da responsabilização das mulheres enquanto direito humano fundamental e uma força em benefício de todos", sublinhou.

"A energia, o talento e a força das mulheres representam o recurso natural mais precioso e menos explorado da humanidade", acrescentou o Secretário-Geral da ONU.

-0- PANA AA/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR 09março2012

09 Março 2012 18:06:53


xhtml CSS