Agência Panafricana de Notícias

ONU pede esforços concertados na luta contra crime organizado na África Ocidental

Nova Iorque, Estados unidos (PANA) – O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) apelou para o aumento dos esforços regionais para lutar contra a subida da criminalidade transnacional organizada, o tráfico de droga e a pirataria que ameaçam a paz e a estabilidade na África Ocidental.

« A criminalidade transnacional organizada, incluindo o tráfico de droga, afeta a paz, a segurança e a estabilidade por todos os lados onde se produz », declarou Ban Ki-Moon no Conselho de Segurança da ONU, em Nova Iorque, durante uma reunião esta semana.

Ele sublinhou a este propósito que « os confrontos na Líbia, a crise alimentar crescente e os conflitos na região levantam receios de a situação poder ainda agravar-se ».

Segundo o Gabinete das Nações Unidas sobre a Droga e Crime (ONUDC), o tráfico de cocaína na África Ocidental e Central produz cerca de 900 milhões de dólares americanos anualmente, e o consumo local conhece também crescimento rápido, com cerca de dois milhões e 500 mil utilizadores de droga.

O Secretário-Geral das Nações Unidas declarou ainda estar particularmente preocupado pelos relatórios que indicam que « grupos terroristas, como Al-Qaeda no Magrebe Islâmico, estabeleceram alianças com os traficantes de droga ».

« Estas alianças podem desestabilizar mais a região e comprometer as conquistas arduamente alcançadas em matéria de democracia e consolidação da paz », sublinhou, precisando que a incidência crescente da pirataria no Golfo da Guiné exacerba a situação.

Ban Ki-Moon sublinhou igualmente que a ONU está a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades dos países tidos como os principais pontos de trânsito dos traficantes de droga entre a América do Sul e a Europa como a Guiné Bissau, a Libéria e a Serra Leoa, para resolver a questão pela criação de unidades contra a criminalidade transnacional formadas pela Polícia das Nações Unidas (UNPOL).

-0- PANA AA /VAO/LSA/TBM/SOC/MAR/IZ 24fev2012