Agência Panafricana de Notícias

ONU mobilizada para parar violência sexual em zonas de conflito no Sudão

Cartum, Sudão (PANA) – A representante especial do Secretário-Geral (SG) da Organização das nações unidas (ONU) para a luta contra a violência sexual em áreas de conflito, Pamela Payne, afirmou quarta-feira em Cartum o compromisso da sua instituição de acabar com a violência sexual nas zonas de conflito no Sudão.

No quadro da sua visita ao Sudão, Payne discutiu com autoridades competentes, nomeadamente o vice-ministro sudanês do Bem-estar Socia, Yusuf Isaaq Adam.

do Estado de Darfur-Norte (oeste), a funcionária onusina encontrou-se com o vice-ministro sudanês do Bem-estar Social sobre estratégias para prevenir esta prática, sobretudo em zonas de conflito.

De acordo com informações divulgadas quarta-feira pela Agência Nacional de Notícias do Sudão (SUNA), ela declarou que a sua visita ocorreu num contexto do monitorização e avaliação dos progressos realizados no domínio da segurança na região de Darfur-Norte (oeste).

Por sua vez, o ministro Yusuf Isaaq Adam afirmou a determinação do seu governo a estabelecer uma cooperação com as Nações Unidas nesta perspectiva.

-0- PANA MO/AR/ASA/TBM/DIM/DD 22fev2018