ONU lança nova iniciativa para realização de eleições na República Centroafricana

Tunis, Tunísia (PANA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) vai lançar uma nova iniciativa em 2015 para apoiar a organização de eleições na República Centroafricana (RCA), preocupada em acabar com o sofrimento de civis, anunciou terça-feira última uma fonte onusino.

A informação foi prestada pelo representante especial do Secretário-Geral da ONU na República Centro Africana e chefe da Missão das Nações Unidas na RCA (MINUSCA), Babacar Gaye.

Gaye afirmou que a situação atual dá esperança, recordando o apelo do Conselho de Segurança (CS) a todas as partes em conflito, nomeadamente ex-líderes da milícia Seleka (maioritariamente muçulmanos) e grupos Anti-balaka’ (cristãos), "convidando-as a pararem imediata e permanentemente de recorrer a armas e continuarem o diálogo".

Para a MINUSCA, estes são os dois meios necessários para realizar a reconciliação e a paz duradoura.

'' O país está a caminhar atualmente para a direção indicada pelo Conselho de Segurança '', disse Babacar Gaye, dizendo que as recentes negociações entre as forças vivas do país e a eventualidade da realização da conferência de Bangui, constituem o suporte dessa esperança.

A milícia Anti-Balaka tinha, em dezembro de 2013, invadido a cidade capital, Bangui, expulsando um meio milhão de pessoas e matando milhares de civis.

-0- PANA AD/IN/DIM/DD 31dez2014

31 Dezembro 2014 12:24:50




xhtml CSS