ONU lança estratégia para sobrevivência da mulher e criança

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lançou em Nova Iorque uma estratégia mundial para salvar a vida de mais de 16 milhões de mulheres e crianças.
"O século XXI deve ser e será diferente para todas as mulheres e crianças", declarou Ki-moon quarta-feira durante a cerimónia de lançamento da estratégia.
"A estratégia mundial identifica as mudanças financeiras e políticas necessárias e as intervenções vitais para ajudar na melhoria da saúde com vista a salvar vidas", acrescentou Ban.
Segundo ele, a estratégia deve impedir, entre 2011 e 2015, a morte de mais de 15 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, 33 milhões de gravidezes não desejadas e a morte de 740 mil mulheres devido a complicações ligadas à gravidez e ao parto.
Por seu lado, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, declarou que esta estratégia requer a inteligência e a engenhosidade da comunidade internacional.
"Ao integrar as suas ações, as oito agências internacionais que operam no domínio da saúde vão reforçar as suas aptitudes a todos os níveis, para lhes permitir satisfazer as necessidades gerais das mulheres e das crianças", declarou a responsável da OMS.

23 Setembro 2010 11:30:00




xhtml CSS