ONU exorta comunidade internacional a ajudar Malawi face a inundações

Túnis, Tunísia (PANA) – A Organização das Nações Unidas (ONU) exorta a comunidade internacional a atribuir ao Malawi ajudas humanitárias e financiamentos apropriados depois dos danos causados pelas piores inundações, nunca registadas antes pelo pais.

O apelo foi lançado sexta-feira última por peritos da ONU na sequências destas intempéries que causaram o deslocamento de numerosas pessoas e colocando enormes desafios ao Governo e a agências humanitárias que operam no local.

Os peritos exortaram a comunidade internacional a "fazer tudo o que for possível para suprir o « preocupante défice » em termos de financiamentos e oferecer ajudas necessárias" às pessoas sinistradas.

O Malawi regista regularmente inundações e secas, situação que necessita de respostas excecionais, sobretudo quando se sabe que 86 porcento das populações nas zonas rurais do país dependem da agricultura e da pecuária.

Segundo as primeiras estimações, o país precisa de três milhões e 400 mil dólares americanos para fazer face à situação sanitária e evitar a propagação de doenças.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/MAR/DD 02fev2015

02 Fevereiro 2015 10:22:57


xhtml CSS