ONU e UA estudam parceria para paz e segurança em África

Nova Iorque, EUA (PANA) - O reforço da parceria estratégica no domínio da paz e segurança em África esteve no centro de um encontro mantido segunda-feira, em Nova Iorque,  entre o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, e a presidente da Comissão da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini-Zuma.

A reunião teve lugar no quadro dos preparativos para a abertura da sessão anual da Assembleia Geral da ONU esta semana na sede da organização mundial,  em Nova Iorque.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujjaric, afirmou que as duas personalidades discutiram sobre a  parceria estratégica entre a ONU e a UA, bem como os meios de continuar a  reforçar esta  cooperação no domínio da paz e segurança em África.

"Eles também examinaram os desafios à paz e segurança em África, incluindo a situação na Líbia, no Mali, no Sahel,  na Somália, no Sudão do Sul e na região dos Grandes Lagos, e Ban reafirmou o compromisso da ONU de reforço da parceria com a UA e as comunidades económicas regionais ", afirmou.

Segundo Dujjaric, o Secretário-Geral também informou a  presidente da CUA dos  esforços da ONU para lutar contra a propagação da doença  do vírus de Ébola bem como do mecanismo de  controlo criado pelas Nações Unidas nos  países oeste-africanos afetados.

-0- PANA AA/AR/AKA/DIM/IZ 23set2014

23 Setembro 2014 09:57:35




xhtml CSS