ONU e UA enviam missão conjunta para Sudão

Addis Abeba- Etiópia (PANA) – Uma missão técnica c-onjunta de avaliação das Nações Unidas e da União Africana (UA) deixou Addis Abeba sexta-feira para Cartum para consultar as autoridades sudanesas sobre a implementação do Acordo de Paz para Darfur concluído em Maio.
Co-presidem à delegação o Secretário-Geral adjunto da ONU para as Operações de Manutenção da Paz, Jean-Marie Guehenno, e o Comissário de Paz e Segurança da UA, Said Djinnit.
De Cartum, a comitiva prosseguirá para Darfur para avaliar as necessidades adicionais da Missão da UA no Sudão (AMIS), um contingente militar e policial encarregue da manutenção da paz na região devastada pela guerra.
“A UA e a ONU estão unidas na sua determinação para contribuir de forma mais rápida à implementação completa e efectiva do acordo de paz, que representa o quadro mais apropriado para resolver os problemas da população de Darfur.
“Esta missão reflecte o empenho comum das duas organizações para contribuir para o restabelecimento da segurança e do processo de reconciliação em Darfur e para a consolidação de uma paz duradoura no Sudão em geral”, indicou o Departamento de Gestão de Conflitos da UA.
O acordo de paz para Darfur foi assinado em Maio passado, em Abuja, a capital administrativa da Nigéria, para pôr termo a um conflito de três anos na região ocidental do Sudão.

10 Junho 2006 08:25:00




xhtml CSS