ONU e UA analisam plano de paz para Darfur

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- Uma missão do Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se esta quarta-feira com altos responsáveis da Comissão da União Africana (UA) para examinar a operação de manutenção de paz na conturbada região oeste-sudanesa de Darfur, soube-se de fonte oficial em Addis Abeba.
A delegação do Conselho de Segurança da ONU terá também uma sessão com os representantes dos países que contribuem com tropas na Missão da UA no Sudão (AMIS) e os parceiros da União Africana.
A comitiva encontra-se desde segunda-feira em Cartum onde explicou às autoridades sudanesas que a operação de manutenção da paz da ONU em Darfur não constituirá uma invasão ao seu território.
A 5 de Maio de 2006, o Sudão e a facção rebelde do Movimento/Exército de Libertação do Sudão (SLM/A), liderado por Mini Minawi, assinou o Acordo de Paz para Darfur, no quadro das negociações inter-sudanesas organizadas em Abuja, Nigéria.
Espera-se que o tratado ajude a pôr termo ao sofrimento da população e a garantir uma paz duradoura em Darfur.
A ONU pretende assumir a operação de manutenção da paz na região em substituição da AMIS, que enfrenta dificuldades financeiras.

07 juin 2006 17:21:00




xhtml CSS