Agência Panafricana de Notícias

ONU distribui alimentos e outras ajudas de emergência a 38 mil deslocados em Darfur

Cartum, Sudão (PANA) – A Organização das Nações Unidas (ONU) está em condições de dar ajudas humanitária e de emergência necessárias a várias dezenas de milhares de mulheres e de crianças afetadas pelos recentes confrontos entre forças governamentais e rebeldes na província sudanesa de Darfur (oeste), indica um comunicado publicado segunda-feira última.

De acordo com a nota transmitida à PANA em Cartum, a ONU e parceiros distribuíram socorros alimentares e outras ajudas humanitárias a 38 mil civis, maioritariamente mulheres e crianças, deslocados pelo recente conflito na região de Jebel Marra, em Darfur.

A outra assistência vital, entregue principalmente por um cortejo de 24 camiões escoltado pela Missão Conjunta da União Africana e Nações Unidas em Darfur (MINUAD) que chegou a 11 de fevereiro corrente a este local, consiste em água, abrigos, material de cozinha, latrinas, equipamentos médicos e suplementos nutricionais para crianças desnutridas.

O comunicado declarou que as hostilidades em Jebel Marra, que degeneraram em meados de janeiro último, forçaram vários milhares de civis a fugirem desta zona montanhosa situada entre três Estados de Darfur, muitos dos civis percorreram vários quilómetros sem água nem alimentos.

Em Sortony, uma província recôndita sem presença humanitária instalada, 62 porcento dos recém-deslocados são crianças e 28 porcento são mulheres.

Além da ajuda de emergência fornecida, a ONU e seus parceiros desdobraram um pessoal médico e agentes de proteção infantil.

Na semana finda, o Exército do Sudão declarou ter patrulhado em 17 zonas e infligido pesadas baixas a rebeldes de Darfur, na região de Jabal Marra.

-0- PANA MO/VAO/MTA/TBM/SOC/FK/DD 16fev2016