Agência Panafricana de Notícias

ONU disposta a ajudar políticos da RD Congo a ultrapassar diferendos

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reafirmou a disponibilidade do seu representante na RD Congo e chefe da Missão das Nações Unidas para a Estabilização neste país (MONUISCO) a ajudar os atores políticos congoleses a resolver os seus diferendos, segundo uma declaração enviada quarta-feira à PANA.

Ban deplorou as perdas de vidas humanas e os atentados à integridade física consecutivas à deterioração da situação na RD Congo, nomeadamente em Kinshasa e em outras cidades, depois da adoção, a 17 de janeiro último, pela Câmara Baixa do Parlamento dum projeto de lei eleitoral.

Ele exorta as principais partes a restabelecer um diálogo político para que as questões de ordem eleitoral sejam discutidas de maneira inclusiva e pacífica nos foros apropriados.

O Secretário-Geral da ONU afirmou que cabe ao Governo conservar o espaço político necessário para a expansão pacífica de opiniões, adiantando que as manifestações devem decorrer de maneira pacífica. "A violência é inaceitável mas a resposta às manifestações violentas deve ser proporcionada", sublinhou.

Ele lembrou que o processo eleitoral deve ser credível, pacífico e oportuno em conformidade com a Constituição.

-0- PANA KON/BEH/IBA/MAR/TON 28janeiro2015