Agência Panafricana de Notícias

ONU disponibiliza $18 milhões a Cabo Verde para vacinação

Praia, Cabo Verde (PANA) – A Organização das Nações Unidas (ONU) vai disponibilizar a Cabo Verde 18 milhões de dólares americanos para o Plano Anual de Trabalho 2021, com prioridade para o processo de vacinação e ações de contenção da pandemia da covid-19, apurou a PANA de fonte oficial.

“Já temos disponíveis 18 milhões de dólares para o ano de 2021, já agora em fevereiro, e com certeza iremos mobiliar mais recursos, parcerias ao longo do ano”, garantiu a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas (SNU) em Cabo Verde, Ana Graça.

A responsável onusina falava á margem do workshop nacional de elaboração do Plano de Trabalho Conjunto (JWP) de 2021, que acontece no âmbito da implementação do Quadro de Cooperação das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2022.  

No entanto, a coordenadora residente do SNU considera que “o desafio maior é conseguirmos implementar e executar o Plano de Trabalho, não só em termos da execução total, mas também com qualidade e proximidade técnica que temos com o Governo de Cabo Verde, sociedade civil e os nossos principais parceiros”.  

Ana Graça adiantou que, neste momento, a maior ênfase em termos orçamentais está no pilar da prosperidade e do crescimento económico inclusivo, ou seja, tudo que tem a ver com a questão do emprego, empregabilidade, da criação de oportunidades e diversificação da económica ao nível local.  

Segundo ela, a prioridade deste plano tem a ver com o apoio na preparação e implementação da campanha de vacinação bem como tudo aquilo que tem a ver com a contenção da pandemia da covid-19, sendo que é preciso continuar a fortalecer o sistema de saúde a nível do diagnóstico, rastreiro e contatos para conter e terminar de uma forma mais rápida com o vírus.  

Por outro lado, ela defendeu que é preciso continuar com as medidas e ações para mitigar os efeitos da crise, dando uma especial atenção aos grupos mais vulneráveis, à questão da transformação e crescimento económico inclusivo, sempre em resposta à crise que o país atravessa, que tem tido impactos muito sérios na vida das pessoas a nível da saúde, económico e social.  

“Saúde, vacinação e continuar o apoio nas áreas da proteção social, apoiar as famílias com um rendimento à extensão da cobertura da proteção social, mas também em termos de criação e oportunidades de emprego e reutilização de oportunidades de negócios para serem adaptados à pandemia e uma forte aposta no desenvolvimento do capital humano são as prioridades para este ano”, apontou.  

Por seu turno, o diretor nacional do Planeamento, Gilson Pina, adiantou que o objetivo para este ano é continuar com o trabalho feito até agora, mas focado numa nova alavanca de Cabo Verde ambição 2020/30, ou seja, alinhar as áreas de atuação das Nações Unidas com as metas traçadas por Cabo Verde para o processo de desenvolvimento sustentável.  

“O capital humano para Cabo Verde poderá ser a excelência em termos de atuação no desenvolvimento dos fatores, queremos continuar a reforçar a importância do turismo no país e diversificar a nossa economia apostando em outros setores como a economia azul, digital, tentar transformar Cabo Verde num país verde”, apontou.  

Gilson de Pina, que assinalou que o setor da saúde está no centro e ancorado ao desenvolvimento do capital humano, assegurou que o Governo vai continuar a dar uma atenção especial a este setor não só para o país sair e ganhar a luta contra a covid-19, mas também para aproveitar os desafios encontrados perante a pandemia.  

A elaboração do JWP é um processo participativo, realizado anualmente por todas as agência das Nações Unidas e parceiros nacionais, tendo como foco principal a consolidação da planificação estratégica conjunta, em resposta às prioridades nacionais, a concretização da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

-0- PANA CS/IZ 15fev2021