ONU disponibiliza $ 21,8 milhões para plano anual em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – As Nações Unidas vão disponibilizar este ano a Cabo Verde 21,8 milhões dólares americanos no âmbito do novo programa quinquenal de apoio ao arquipélago, que irá priorizar áreas como o desenvolvimento e crescimento sustentável, governação, política pública e justiça, apurou a PANA, segunda-feira, na cidade da Praia.

O plano anual de trabalho conjunto está enquadrado no novo programa-quadro das Nações Unidas para a Assistência ao Desenvolvimento (UNDAF) para o país, para o período 2018–2022, que estava a ser preparado desde o ano passado.

De acordo com fonte do Sistema das Nações Unidas no arquipélago, cerca de 70 porcento do montante para financiar o programa anual, superior ao de 2017 em cerca de 24 porcento, já está disponível ao país e os restantes 30 porcento serão mobilizados durante o ano.

As áreas temáticas em que o plano irá incidir incluem o desenvolvimento sustentável e capital humano, gestão sustentável dos recursos naturais e da biodiversidade, transformação económica e crescimento sustentável e inclusivo, governação, política pública e justiça, mobilização, coordenação e eficiência de recursos para o desenvolvimento.

Uma nota da ONU esclarece  que o plano vem reforçar “as respostas às prioridades de cooperação identificadas, principalmente na consolidação do desenvolvimento sustentável, equitativo e integrado e baseado na justiça social”.

O plano foi elaborado com contribuições de vários parceiros, entre eles as agências das Nações Unidas presentes em Cabo Verde, o Governo, os municípios, a sociedade civil e o setor privado de apoio da ONU.

Segundo a mesma fonte, o plano está alinhado com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) de Cabo Verde, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O último programa de assistência das Nações Unidas a Cabo Verde foi assinado em 2012 e vigorou até final do ano passado, abrangendo várias áreas como o crescimento inclusivo e redução da pobreza, consolidação das instituições, democracia e cidadania, redução das desigualdades e disparidades.

-0- PANA CS/IZ  01maio2018

01 Maio 2018 19:26:16


xhtml CSS