ONU disponibiliza $ 11 milhões para ajudar 224 mil pessoas vítimas de secas na Somália

Mogadíscio, Somália (PANA) – O Fundo Central das Nações Unidas de Intervenção de Emergência desembolsou 11 milhões de dólares americanos para ajudas humanitárias a quase 224 mil pessoas vítimas duma série de secas nas províncias norte da Somália.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA) precisou  quarta-feira última que as vítimas beneficiárias destas ajudas vivem em várias províncias na Somália, das quais Puntland e Somaliland.

O gesto humnitário da ONU consiste em produtos alimentares, vacinas para o gado, serviços de saúde e água, acrescentou a mesma fonte.

As últimas avaliações feitas pelas Nações Unidas e por algumas organizações humanitárias indicaram que os casos de seca em várias localidades da Somália desgraçaram a vida de quatro milhões e 500 mil pessoas.

Segundo o OCHA, seis milhões e 500 mil dólars americanos deste fundo serão concedidas às vítimas da seca, no norte do país, onde zonas de habitação lhes serão dadas e suas necessidades prioritárias básicas serão satisfeitas.

O esgotamento de numerosas fontes de água  potável agravou, nos últimos meses, a crise ligada à seca, acrescentou o OCHA, afirmando que um total de 157 milhões de dólares americanos foi mobilizado desde o início do ano de 2016 para ações filantrôpicas na Somália.

-0- PANA AD/IN/BEH/ SOC/FK/DD 25março2016

25 Março 2016 17:14:55


xhtml CSS