ONU designa 2015 ano internacional da luz

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - As tecnologias baseadas na luz têm a potencialidade de transformar o século XXI  como o fez a eletrónica no século XX, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"O ano de 2015 foi designado ano da luz e tecnologias que utilizam a luz", anunciou a UNESCO, num comunicado transmitido esta quinta-feira à PANA.

O ano vai iniciar-se com cerimónias organizadas na sede da UNESCO a 19 e 20 de janeiro de 2015, lê-se na nota.

Revelou igualmente que uma campanha mundial será lançada durante  este evento em Paris (França) sob o lema "101 Invenções e o Mundo de Ibn Al Haythnam".

Ibn Al-Haytham, designado "pai da ótica moderna",  é um cientista árabe e filósofo originário da cidade de Basra, situada atualmente no Iraque, que viveu no século X.

Fez progressos significativos na ótica, nas matemáticas e na astronomia e ajudou a estabelecer os fundamentos do método científico moderno.

A UNESCO indicou que as tecnologias que utilizam a luz poderão fornecer soluções para os desafios mundiais nos domínios da energia, da educação, da agricultura e da saúde.

-0- PANA AA/SEG/AKA/IS/FK/DD 25dez2014

25 Dezembro 2014 17:58:49


xhtml CSS