ONU defende necesidade de prevenir violações sexuais em situações de conflito

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A representante especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a violência sexual  em conflitos, Margot Wallström, afirmou sexta-feira, a necessidade de prevenir estes males.

"Mesmo na tirania de emergência, antes de provas tangíveis (de violência sexual) emergir, a comunidade internacional tem a obrigação de apoiar as mulheres em situações de conflito no mundo inteiro", disse Wallström diante dos membros do Conselho de Segurança da ONU.

Ela diz que os esforços da ONU para manter a segurança internacional não serão completos, se não incluirem os destinados a combater a violência sexual antes mesmo de acontecer.

Ela lembrou que, em dezembro de 2010, o Conselho de Segurança (CS) da ONU aprovou a resolução 1960 que sublinha a necessidade de pôr fim à impunidade e promete tomar “medidas apropriadas” para pôr termo às violências sexuais sistemáticas e generalizadas em situações de conflito armado.

Wallström apresentou a resolução, adotada em março último para  a Côte d'Ivoire, de impor sanções internacionais neste país onde  “as violências sexuais são devidamente assinaladas”.

“Este é um sinal encorajador de que essas violências são tomadas a sério e cada vez mais integradas nas atividades do Conselho”, afirmou.

Ela convida o CS a usar da sua influência para que "qualquer acordo de cessar-fogo assinado na Líbia e na Côte d'Ivoire implique também a cessação das violências sexuais utilizadas como arma de guerra".

Wallström consagrou grande parte da sua apresentação às suas recentes visitas a vários países africanos, incluindo a República Democrática do Congo (RDC) e Angola, bem como  aos seus esforços para reforçar a prevenção das violências sexuais nestes países.

Ela disse ser necessário que todos os autores destes atos sejam processados sistemática e incansavelmente, salientando que as violências sexuais contra as comunidades vulneráveis na RDC são denunciadas quase diariamente..

-0- PANA AA/BOS/NFB/TBM/IBA/CCF/DD 15abril2011

15 Abril 2011 21:42:45


xhtml CSS