Agência Panafricana de Notícias

ONU constata 73 violações de direitos humanos na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Gabinete conjunto das Nações Unidas para os Direitos Humanos (GCNUDH) na RD Congo registou, em março de 2017, um total de 73 violações de direitos humanos e liberdades fundamentais ligadas a restrições do espaço democrático no território congolês, indica uma nota do BCNUDH transmitida quinta-feira à PANA.

Segundo esta nota, mil e 539 violações deste tipo foram cometidas na RD Congo desde 1 de janeiro de 2015, incluindo 177 para o ano de 2017.

À semelhança dos meses anteriores, os agentes da Polícia Nacional Congolesa (PNC) e da Agência Nacional de Informações (ANR) bem como os militares das Forças Armadas da RD Congo (FARDC) são os principais autores destas violações.

As violações relatadas incluem atentados ao direito à liberdade e à segurança da pessoa, bem como à liberdade de opinião e de expressão, em atos cometidos principalmente na província do Alto Katanga e em Kinshasa.

Os membros de partidos políticos e de organizações da sociedade civil bem como dois jornalistas foram particularmente visados.

Ainda durante o mês de março, o GCNUDH documentou nove violações dos direitos humanos ligadas às operações de registo dos eleitores, cometidas nas províncias do Kivu-Norte, do Kivu-Sul e do Ituri, por agentes da PNC e dos combatentes dos grupos armados.

-0- PANA KON/IS/MAR 21abril2017