ONU congratula-se com eleições na República Centroafricana

Túnis, Tunísia (PANA) - O representante pessoal do Secrétário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)l para a estabilização na República Centoafricana (RCA), Parfeit Onanga Anyanga, afirmou que as eleiçoes presidenciais e legislativas de 30 de dezembro de 2015 neste país, foram marcadas por uma forte participaçao dos eleitores e por um "sucesso indubitável".

Num comunicado divulgado quinta-feira pelo site de informação da ONU, o representante especial de Ban Ki Moon, SG da ONU, apelou ao povo centroafricano para seguir esta via até ao fim da operação para eleger novas autoridades centro-africanas.

Exprimiu o desejo da comunidade internacional de ajudar as futuras autoridades nos seus esforços que visam realizar mais segurança, boa governação e executar projetos de desenvolvimento socioeconómicas suscetíveis de defender interesses de qualquer país.

Onenga Onanga Anyanga afirmou que um diálogo aprofundado entre as componentes do povo centroafricano é necessário para garantir a reconciliação nacional cuja realização nao pode ser feita sem a resoluçao, coragem e a determinação das causas da impunidade.

Advogou a vigilância face aos inimigos da paz, afirmando que, apesar de serem minoritárias, estas u são capazes de causar danos.

Para o efeito, ele deplorou os eventos lamentáveis registados nalgumas partes do país, como em Bangui, a capital do país, onde candidatos e membros das forças de manutenção de paz foram agredidos.

-0- PANA AD/IN/IS/MAR/DD 01janeiro2016

01 Janeiro 2016 20:02:12




xhtml CSS