Agência Panafricana de Notícias

ONU condena atos terroristas de Exército de Resistência do Senhor e Boko Haram

Túnis, Tunísia (PANA) - O Conselho de Segurança das Nações Unidas exprimiu, quinta-feira à noite num comunicado, a sua profunda preocupação pela situação de segurança na África Central e pela ameaça contínua que representam o movimento rebelde Exército de Resistência do Senhor (LRA) e as atividades terroristas perpetradas pelo grupo Boko Haram nos países da região.

Os membros do Conselho de Segurança exprimiram a sua preocupação a respeito da crise na RCA e das suas consequências na região da África Central, acrescenta o comunicado.

Segundo o comunicado, o Conselho de Segurança condenou firmemente os ataques perpetrados desde 2009 pelo Boko Haram, que causaram importantes e trágicas perdas em vidas humanas e ameaçam a paz e a estabilidade da África Ocidental.

O Conselho Segurança da ONU condenou igualmente os terríveis ataques perpetrados pelo LRA, incluindo os que poderiam ser considerados como crimes de guerra e crimes contra a humanidade, violações do direito humano internacional e dos direitos humanos.

Estes crimes abrangem, entre outros, a obrigação do envolvimento militar das crianças em conflitos armados, violações e raptos.

-0- PANA AD/IN/IS/MAR/TON 12junho2015