Agência Panafricana de Notícias

ONU condena ataques terroristas na Nigéria

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou os ataques de supostos terroristas e outros grupos extremistas no norte da Nigéria, provocando várias mortes entre civis e forças de segurança.

Na segunda-feira, o seu porta-voz, Stéphane Dujarric, endereçou as suas "sinceras condolências ao Governo nigeriano e às famílias daqueles que perderam suas vidas".

De acordo com a imprensa, um aparatoso atentado terrorista ocorreu no início de novembro corrente numa base militar nigeriana, no nordeste do Estado de Borno, onde dezenas de soldados foram mortos, enquanto várias outras bases foram igualmente visadas.

O recente aumento da violência vem de uma luta pelo poder entre fações armadas na região.

O Presidente Muhammadu Buhari prometeu acabar com a insurreição no nordeste da Nigéria, sede do grupo extremista Boko Haram, fundado há quase uma década.

"Aqueles que violam o Direito Internacional humanitário, os direitos humanos e refugiados devem ser responsabilizados", afirmou Dujarric.

O responsável máximo da ONU disse que a organização "está solidária com o Governo nigeriano na sua luta contra o terrorismo e o extremismo violento".

-0- PANA MA/AKA/TBM/DIM/IZ 27nov2018