ONU condena ataque terrorista contra sede da Comissão Eleitoral na Líbia

Nova  Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, condenou o ataque de quarta-feira contra a sede da Comissão Eleitoral na capital líbia, Tripoli, e reafirmou o compromisso da organização universal de apoiar a Líbia.

Num comunicado assinado pelo seu porta-voz, o Secretário-Geral da ONU apresenta igualmente as suas condolências às famílias das vítimas e exprime uma compaixão sincera para os feridos.

Pelo menos 12 pessoas morreram e sete outras ficaram feridas quando os terroristas atacaram quarta-feira última a Comissão Eleitoral Nacional.

No comunicado, Guterres sublinha igualmente o compromisso da ONU para a execução do Plano de Ação para a Líbia.

Este plano, que foi aprovado pelo Conselho de Segurança, em outubro último, visa restabelecer  a paz e a estabilidade neste país e pôr termo a uma prolongada crise que causou imensos sofrimentos e contribuiu para a instabilidade além das fronteiras líbias.

Confrontos entre grupos rivais abalam este país petrolífero da África do Norte desde a destituição, em 2011, do regime do coronel Muamar Kadafi, que provocou uma crise humanitária e económica.

O Plano de Ação comporta sete grandes prioridades das quais o relançamento dum processo político inclusivo com base nos recentes desenvolvimentos positivos. As outras prioridades são o reforço da segurança, a ajuda aos migrantes e a obtenção dum apoio previsível para a assistência humanitária.

A nota acrescenta que o representante especial da ONU para a Líbia, Ghassan Salamé, está a colaborar estreitamente com todas as partes para a execução deste plano.

-0- PANA MA/FJG/IS/FK/IZ 4maio2018

04 Maio 2018 18:07:22


xhtml CSS