ONU condena ataque contra base da União Africana na Somália

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, condenou o ataque terrorista lançado sexta-feira última por Al Shabaab contra uma base da Missão da União Africana na Somália (AMISOM), na cidade de El Adde, na região de Gedo, no sul da Somália.

Num comunicado divulgado sexta-feira em Nova Iorque, Ki-moon disse que um inquérito está aberto sobre os pormenores do incidente e saudou os esforços das forças da AMISOM que trabalham em prol da paz na Somália.

Ban afirmou igualmente que o ataque não vai minar a determinação da ONU a trabalhar de mãos com a União Africana e a AMISOM para apoiar o povo e o Governo somalís.

O representante especial da presidente da Comissão da União Africana (CUA) para a Somália, o Francisco Madeira, congratulou-se com a resposta rápida e a coragem das suas tropas.

Madeira declarou que "os ataques mostram a natureza vil de Al Shabaab cujo único objetivo consiste em propagar o terror e continuar a desestabilizar a Somália.

"Pelo contrário, estes só reforçam a nossa determinação a lutar até ao dia em que libertaremos a Somália de todas as forças terroristas", concluiu o diplomata.

-0- PANA AA/AR/ASA/BEH/SOC/MAR/DD 16jan2016

16 Janeiro 2016 11:46:14




xhtml CSS