ONU condena assassinato de capacete azul marroquino na RCA

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou o assassinato dum capacete azul marroquino da Missão Multidimensional Integrada de Estabilização das Nações Unidas na República Centroafricana (MINUSCA), ocorrida segunda-feira última na cidade de Rafai, na prefeitura de Mbomou, no sudeste do país.

Num comunicado publicado pelo seu porta-voz,  o SG da ONU declarou que este incidente aconteceu quando uma patrulha da MINUSCA foi enviada a Rafai para reagir a um ataque na vizinha aldeia de Agoumar perpetrado por presumíveis elementos do Exército de Resistência do Senhor (LRA), rebelião ugandesa.

O capacete azul sofreu disparos de agressores desconhecidos e sucumbiu à tarde aos seus ferimentos, lê-se no texto.

"O Secretário-Geral da ONU reafirma que estes ataques contra os que trabalham para a paz e a segurança na República Centroafricana (RCA) são inaceitáveis. Ele apela ao Governo recém-eleito para fazer com que os seus autores sejam julgados em Tribunal", indica a nota.

Ban Ki-moon apresentou igualmente as suas sentidas condolências à família da vítima e a Marrocos.

De acordo com o comunicado, mais tarde, no mesmo dia, o Conselho de Segurança (CS) da ONU condenou igualmente este incidente, bem como todos outros e provocações dirigidas à MINUSCA por grupos armados.

O CS reafirmou que os ataques contra os capacetes azuis podem constituir crimes de guerra,  lembrando a todas as partes das suas obrigações no quadro do Direito Humanitário Internacional.

Instaram o Governo centroafricano a investigar sobre este agressão e responsabilizar os seus autores.

« Os membros do Conselho reafirmaram todo o seu apoio à MINUSCA na sua assistência ao Governo recém-eleito,  a quem incumbe principalmente proteger a sua população  e ao povo da RCA nos seus esforços para restabelecer uma paz duradoura e a estabilidade no seu país », concluiu o comunicado.

-0- PANA MA/FJG/JSG/IBA/FK/DD 20abril2016

20 Abril 2016 09:39:14




xhtml CSS