Agência Panafricana de Notícias

ONU chocada por assassinato de prisioneiros políticos em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – O representante especial do Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU) e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Martin Kobler, declarou-se “chocado e consternado pelos relatórios sobre o assassinato de prisioneiros libertos por um tribunal em Tripoli”.

Martin Kobler, que aludia à eliminação de 12 prisioneiros políticos líbios, próximos do antigo regime (de Muamar Kadafi, derrubado em agosto de 2011 após 42 anos de poder ditatorial) , logo depois da sua libertação, considera que « as circunstâncias destes assassinatos devem ser elucidadas rapidamente e com toda transparência pelas autoridades locais”.

Por seu turno, o Gabinete do Procurador-Geral decidiu encerrar uma comissão especial de inquérito sobre o incidente para identificar os autores destas matanças e julgá-los.

Num comunicado, o Gabinete do Procurador indicou que este ato criminoso compete ao código penal que prevê pesadas penas contra tais atos.

Comentando o incidente, o Gabinete do Procurador revelou que as vítimas são acusadas num caso pendente diante da Câmara Criminal do Tribunal de Apelação de Tripoli.

« O tribunal decidiu, durante a audiência da quinta-feira (última) libertar as duas partes confiscando no entanto seus passaportes, exigindo deles para se apresentarem no gabinete do Procurador-Geral de Tripoli, no dia um e nas terceira e quarta-feiras de cada mês.

-0- PANA BY/SSB/MAR/DD 13junho2016