ONU ajuda Cabo Verde a fazer face a efeitos de seca

Praia, Cabo Verde (PANA) – Uma missão da Organização das Nações Unidas (ONU) encontra-se em Cabo Verde  para ajudar as autoridades locais a enfrentar a seca e o mau ano agrícola que  afeta atualmente o país,  aporou a PANA, segunda-feira, na cidade da Praia, de fonte segura.

Conforme fonte da ONU,  a equipa internacional e multidisciplinar, que se encontra no país a pedido do Governo, no âmbito do plano de mitigação da seca, vai ajudar a desenvolver um plano de contingência para a resiliência, tendo em conta a irregularidade das chuvas no arquipélago.

Neste sentido, a avaliação da equipa irá evidenciar-se na “agricultura e meios de subsistência” , com destaque para a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) que tem a preocupação de desenvolver ações no âmbito da segurança alimentar e nutricional.

A fonte destacou que esta avaliação vai permitir desenvolver um plano de resposta, com enfoque nas famílias e grupos afetados e vulneráveis, como crianças e agregados chefiados por mulheres.

“Com isso, vamos ajudar a aprofundar as informações de como efetivamente se caracteriza a situação, quais as melhores respostas a curto, médio e longo prazo, tendo em conta que o arquipélago é um país onde praticamente não chove”, afirmou.

Para o efeito, a ONU incentiva o país a continuar a trabalhar para melhor enfrentar a situação da seca com menos impactos sobre a população e a sua vida.

Em termos de gestão dos recursos, nomeadamente o pasto, a água e serviços básicos, nomeadamente  saúde e educação, a missão onusina vai, em primeiro lugar, o que existe já, constatar se os meios mobilizados estão a ser bem utilizados e, caso contrário, vai deixar recomendações para uma melhor otimização.

O porta-voz da missão disse que lá onde não há recursos para qualquer setor e outras necessidades, a ONU vai ajudar a identificar e encontrar respostas para que possam ser encontradas, de uma outra forma, respostas alternativas.

-0- PANA CS/DD 05fev2018

05 february 2018 14:07:37


xhtml CSS