ONG e especialistas analisam aproveitamento de tecnologias em Moçambique

Maputo, Moçambique (PANA) – Organizações da sociedade civil, gerações inovadoras, técnicos moçambicanos e internacionais apresentaram e discutiram esta sexta-feira, em Maputo, diversas formas de uso e aproveitamento das tecnologias de informação para facilitar serviços e interação com a comunidade em várias áreas.

Esta iniciativa designada “Machamba de Tecnologias”, promovida pelas Embaixadas dos Estados Unidos e da Suécia, em Moçambique, visa sensibilizar as empresas públicas e privadas e a sociedade ao uso e domínio do mundo digital através de tecnologias disponíveis gratuitamente ou a baixo custo.

Organizados em diversas mesas redondas, apresentaram e discutiram temas como a elaboração de mapa de dados com base em espaços geográficos, mais tecnologias de informação para a gestão de ONG, abertura de blogs para as redes sociais, angariação de fundos, interação dos serviços das rádios com a comunidade, entre outras tecnologias.

Segundo a conselheira para Assuntos Públicos da Embaixada dos Estados Unidos em Moçambique, Caroline Savage, através desta iniciativa vai identificar-se cada vez mais os desafios nacionais para a sociedade civil e criar soluções utilizando a tecnologia para fortalecer o impacto das organizações.

“Em Moçambique, a ideia de 'Machamba de Tecnologias' para uma geração inovadora é de tentar ligar os representantes da sociedade civil com os técnicos de topo moçambicanos e internacionais para juntos trabalharem na busca e identificação dos desafios nacionais da sociedade”, disse.

O evento enquadra-se na política sueca de apoio aos projetos que fortalecem a boa governação e transparência utilizando tecnologias de informação e comunicação de alto nível.

-0- PANA AIM/AN/DT/IZ 06junho2014

06 Junho 2014 19:16:34


xhtml CSS