Agência Panafricana de Notícias

OMC saúda progresso sobre derrogação relativa à produção de vacinas anti-coronavírus

Genebra, Suíça (PANA)  - A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, congratulou-se vivamente com o progresso realizado entre quatro membros sobre uma derrogação do acordo sobre a propriedade inteletual ligada ao comércio para a produção de vacinas contra o coronavírus (covid-19).

"Isso é um grande passo. Este compromisso é o resultado de numerosas horas de longas difíceis negociações. Mas ainda não estamos nesta fase. Nós temos ainda trabalho para executar a fim de nos certificarmos de que temos o apoio de todos os membros da OMC”, declarou a diretora-geral.

 

A OMC indicou, quarta-feira, no seu website que, se o acordo entre a União Europeia (UE), a Índia, a África do Sul e os Estados Unidos constitui um elemento essencial de qualquer acordo final,  Okonjo-Iweala advertiu que todos os pormenores do compromisso não foram concertados e que estão em curso, neste sentido, consultas internas dos quatros membros.

Além disso, ela sublinhou que os trabalhos devem começar imediatamente  para alargar as discussões a fim de incluírem os 164 membros da OMC.  

"Na OMC, nós decidimos por consenso, e isso ainda não é o caso. A minha equipa e eu trabalhamos arduamente nos últimos três meses e estamos prontos para arregaçar de novo as nossas mangas para colaborar com o presidente do Conselho ADPIC (Direitos de Propriedade Inteletual Ligados ao Comércio), o embaixador Lansana Gberie (Serra Leoa), a fim de chegarmos a um acordo completo tão rapidamente quanto possível. Nós estamos gratos aos quatro membros pelo trabalho difícil que eles executaram até agora”, regozijou-se Okonjo-Iweala.

-0- PANA MA/BAI/IS/FK/DD 17março2022