OCI quer ajuda urgente às vítimas de inundações na Somália

Mogadíscio, Somália (PANA) – A Organização da Cooperação Islâmica (OCI) apelou quarta-feira aos países-membros e às organizações humanitárias sob a sua tutela para ajudarem com urgência a Somália, atualmente confrontada com inundações devastadoras no sul, devidas a chuvas diluvianas que caem sobre maciços montanhosos na Etiópia.

Segundo informações obtidas do Governo Federal Somali e de agências onusinas, a representação da OCI em Mogadíscio alertou, no site, para uma ameaça duma possível catástrofe humanitária de grande envergadura, se o nível das águas continuar a subir nos rios de Juba (Sudão do Sul) e de Shabeelaha (sul da Somália).

Isso poderá provocar um grave défice de água e de produtos alimentares para várias dezenas de milhares de pessoas, confrontadas de maneira permanente com uma situação precária nos planos de segurança, alimentar e sanitário, acrescentou a OCI.

A organização indicou que a sua representação em Mogadíscio deu produtos alimentares, água potável e mantas sanitárias, contribuindo assim para a construção de represas provisórias sobre os rios.

A OCI ofereceu embarcações pneumáticas para transportar ajudas para pessoas residentes nas províncias afetadas pelas inundações, lê-se no mesmo site.

-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 10maio2018

10 Maio 2018 13:35:02


xhtml CSS