Novo satélite de comunicação nigeriano lançado com êxito

Lagos, Nigéria (PANA) – O satélite de comunicação nigeriano NigComSat-1R foi lançado segunda-feira com êxito em Xichang, na China, anunciou o diretor da empresa “Nigerian Comunications Satélite Limited (NigCom Sa tLtd)”, Timasaniyu Ahmed-Rufai.

O NigComSat-1R substitui o satélite NigComSat-1, lançado em 2007 e que ficou avariado no ano seguinte. Os dois aparelhos foram todos construídos pela China.

Segundo o porta-voz da NigComSat Ltd, Sonny Aragba-Akpore, este novo satélite, com uma duração de serviço de mais de 15 anos, está concebido para responder às necessidades em matéria de telecomunicações, de transporte marítimo, de defesa e de difusão de informações em África, em particular na Nigéria bem como em várias zonas da Europa e da Ásia.

Pouco após o êxito do seu lançamento segunda-feira, o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, qualificou-o de novo grande passo positivo do país para o desenvolvimento duma sociedade moderna baseada no conhecimento.

«Ele vai reforçar o nosso sistema de comunicação, facilitando um acesso com menor custo à Internet com vista colmatar o fosso digital que existe entre as nossas comunidades urbanas e rurais e  aproximando assim o Governo do povo», indicou o Presidente Jonathan.

No início do ano, dois satélites nigerianos (Nigeria Sat-2 e Nigeria Sat X) foram lançados na Rússia e devem servir para fins de segurança e de controlo das catástrofes.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 20dez2011

20 Dezembro 2011 19:09:51


xhtml CSS